Sobre o Grupo

Sarau "20 anos do Grupo Verso de Boca" em 2019

O Grupo Verso de Boca é composto por estudantes do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Criado em 1999, é um projeto com registro na Secretaria de Cultura e Arte. O Grupo tem por finalidade dizer a boa Poesia de todos os lugares e épocas, considerando o poema, como disse José Mindlin, “uma espécie de partitura musical, que só se torna verdadeiramente viva quando lida ou dita em voz alta, assim como a música também só se torna viva quando a partitura é executada”. 

O Verso de Boca foi criado e é coordenado pelo professor e poeta Roberto Pontes, a partir da bem-sucedida experiência do Grupo Poesia Simplesmente, por ele criado no Rio de Janeiro. A direção cênica está a cargo da professora Elizabeth Dias Martins, do referido Departamento. Integram atualmente o Verso de Boca: Leo Cerqueira, Milene Peixoto, Victória Vasconcelos, Carolina Sena, Carlos Henrique Peixoto, Brenda Nobre, Lara Dinah, Letícia Lobo, Lorena Moura, Vitória Teixeira, André Luiz e Victória Castelo.

O Verso de Boca apresentou-se em inúmeros eventos ao longo de dezesseis anos, dos quais destacamos as récitas a convite do PROLER, da Bienal Internacional do Livro no Ceará, das Rodas de Poesia no Centro Cultural Dragão do Mar, da ABRALIN, do Festival Literário de Ipu, da Universidade Federal da Paraíba, do Festival Carioca de Poesia no Teatro Gláucio Gill do Rio de Janeiro, do Pen Clube do Brasil, do Centro Cultural Banco do Nordeste no “Show Samba & Poesia”, bem como no Theatro Sesc Emiliano Queirós e no Centro Cultural Dragão do Mar Bom Jardim, em ambos com o espetáculo “A Poesia do Brasil Mestiço”, e também no Theatro José de Alencar, no Teatro Gláucio Gill-RJ, no Centro Cultural Dragão do Mar Bom Jardim e no CUCA Che Guevara, com o espetáculo “Poesia Popular Brasileira”,  do IX Encontro de Estudos Medievais em Pirenópolis-GO com nosso espetáulo "Versos de ouro El rei mandou-nos lavrar", do CONALI em homenagem ao poeta Augusto dos Anjos com o espetáulo "O Poeta do hediondo", além da oficina "A arte de dizer poemas", ministrada sobretudo em escolas e universidades públicas e particulares.

SÃO OBJETIVOS DO GRUPO VERSO DE BOCA:

• Levar o grande público a tomar conhecimento da obra dos nossos maiores poetas e daqueles que despontam sob o signo da qualidade;
• Fomentar o gosto pela audição de poemas, tendo em vista formar leitores de Poesia;
• Desenvolver o prazer da leitura a partir de audições e de apresentações, com qualidade estética elevada, multiplicando o número dos cultores da Poesia;
• Homenagear poetas representativos da lírica brasileira e de outros povos;
• Tornar a Poesia compreensível e atraente aos ouvidos e olhos do público em geral.





Postagens mais visitadas deste blog

NOVOS INTEGRANTES DO GRUPO VERSO DE BOCA

Espetáculo "O poeta do Hediondo"